DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

images 1 - DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

OBS.: No final deste artigo, segue um E-BOOK GRATUITO DE PSICANÁLISE.

Doenças psicossomáticas, do grego psico (alma) e soma (corpo), são aquelas enfermidades que tem a sua gênese na mente e emoções e acabam se “materializando do corpo físico.

Alguns exemplos são as úlceras ou gastrites nervosas, surgidas por questões emocionais.

Mas as doenças psicossomáticas podem ainda ser mais graves que isso.

As doenças psicossomáticas são classificadas na psicanálise como neuroses de conversão, uma vez que são aquelas neuroses (situações emocionais) que se convertem em doenças físicas.

Freud, o pai da psicanálise, foi responsável por ajudar muitos pacientes a alcançarem a cura desses tipos de doenças através unicamente da psicanálise, como foi o caso histórico de Ana O.

É muito importante ter ciência deste tipo de fenômeno porque isto nos ajuda a não ficarmos presos a dois extremos:

  • Atribuir toda doença a fatores unicamente fisiológicos;
  • Atribuir a origem de doenças a fatores espirituais quando não tem explicação fisiológica.

Por isso é de suma importância o cuidado das nossas emoções, além do cuidado físico e espiritual.

HISTÓRIA DO TERMO PSICOSSOMÁTICA

O termo “psicossomática” foi usado pela primeira vez pelo psiquiatra e pesquisador alemão J. A. Heinroth em seus estudos sobre “as paixões sexuais na evolução da tuberculose, da epilepsia e do câncer”, em 1818. O objetivo dele, no uso desta palavra, era definir uma forma insônia.

Porém, foi a partir de 1946 que a palavra PSICOSSOMÁTICA passou a designar a relação entre mente e corpo, ou seja, da forma que compreendemos hoje.

Apesar deste termo não ter sido cunhado por Freud, a relação entre mente e corpo foi profundamente estudada por ele e por seus seguidores, como por exemplo Sandor Ferenczi.

Os estudos sobre a histeria feitos por S. Freud é um temas fundamentais da psicanálise que tratam da psicossomatologia, como ocorre em sua obra realizada em parceria com Josef Breuer, denominada “Estudos sobre a Histeria”, onde os mesmos demonstram os mecanismos psíquicos dos casos de histerias.

O estudo da psicossomática faz parte, atualmente, do campo da medicina e da psicanálise. Contudo, a mesma vem buscando constituir-se em uma orientação independente destas duas ciências.

SOBRE O TRATAMENTO

O tratamento para pacientes acometidos de sintomas e doenças psicossomáticas deve ser feito mediante um trabalho interdisciplinar, ou seja, entre a terapia psicanalítica e o acompanhamento médico, mesmo que não ocorra ações medicamentosas no tratamento. Este trabalho conjunto justifica-se devido ao fato que mente e corpo, emoções e fisiologia estão envolvidos no processo. Portanto, para casos assim, a ação psicoterápica e médica caminham juntas durante todo o percurso do tratamento.

Se você gostou deste artigo, comente, deixe sua sugestão e compartilhe. Abraços. (Prof. Elvys Tierney).

E-BOOK GRATUITO DE PSICANÁLISE

4 thoughts to “DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *