Pedro Negando Jesus: 3 Lições para sua vida!

Pedro nagenado jesus - Pedro Negando Jesus: 3 Lições para sua vida!

INTRODUÇÃO

Olá querido estudante da Bíblia e de teologia. No estudo de hoje vamos fazer uma aplicação do texto de Jo 18:15-17 que trata do início da negação de Pedro, vamos lá?.

Conheça nossa relação de cursos teológicos e relacionados, na promoção, CLICANDO AQUI!

CONTEXTUALIZAÇÃO

Neste texto, a Bíblia diz que um discípulo (provavelmente o apóstolo João, pois neste evangelho, João, que era escritor do mesmo, se refere a si mesmo em forma de anonimato) era conhecido do sumo sacerdote da época, Caifás.

Quando Jesus foi capturado e levado a Caifás, o sumo sacerdote, este discípulo conseguiu adentrar ao recinto para “acompanhar Jesus”, justamente por ser conhecido de Caifás, porém Pedro, que também estava junto com João, não entrou. João, então, fala com a porteira para liberar a entrada de Pedro.

Neste momento, entretanto, a porteira indaga se Pedro também era discípulo de Jesus, e ele, infelizmente, nega.

Receba materiais gratuitos de TEOLOGIA se cadastrando aqui!

PRIMEIRA LIÇÃO

A primeira lição que aprendemos com esta história é que devemos aproveitar e usufruir das oportunidades que a vida nos apresenta (quando estão de acordo com a palavra de Deus). João conseguiu acompanhar o Cristo em seu momento de sofrimento, O Cristo teve essa “companhia” exatamente porque João e, potencialmente, Pedro “usaram” a oportunidade que estavam diante deles: as relações sociais de João.

Há um ditado que diz:

As oportunidades são como o nascer do sol: se você esperar demais, vai perdê-las.

SEGUNDA LIÇÃO

A segunda lição desta incrível história é: tenha relações sociais, até com quem você não “gosta”.

Se João não tivesse essa relação, nem ele e nem, potencialmente, Pedro estariam próximos do Cristo no início de seu sofrimento e como é bom estar com alguém em seu momento de dor.

A Bíblia conta a história da queda de uma cidade chamada Laís. Este povo caiu, segundo a Bíblia, porque viviam longe dos sidônios e não mantinham relação com ninguém. (Jz 18: 7, 27, 28).

A Bíblia também diz:

Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. (Romanos 12:18)

TERCEIRA LIÇÃO

A terceira lição desta magnífica história está em Jo 18: 17, onde Pedro nega Jesus para a porteira, e a lição é a seguinte: não deixe que as oportunidades da vida e as relações e convívios sociais te leve a negar O Cristo.

Sim, temos que aproveitar as oportunidades e manter relações sociais com todos, porém isso não significa que temos que negar nossos princípios, nossa fé, negar O Cristo. A Bíblia deixa bem claro esta questão, veja: Mt 10: 32, 33; 2 Tm 2:12. (Pr. Elvys Tierney)

Não deixe de fazer a FORMAÇÃO COMPLETA  EM TEOLOGIA ou outros cursos relacionados, na PROMOÇÃO e receber o SEU LINDO CERTIFICADO:

(CLIQUE AQUI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *